Novembro Azul faça sua parte!

Todos nós sabemos que o Novembro azul é uma campanha como o próprio nome diz, que acontece no mês de novembro de conscientização das doenças que afetam o homem, sendo que a campanha dá mais atenção ao câncer de próstata, que atinge os homens.

A campanha também acontece mundialmente em mais de 20 países, conhecida como Movember azul. O nome Movember vem da união da palavra moustache (bigode em inglês) com novembro.

Um fato muito interessante da campanha é que também os animais domésticos como os cães devem ter a devida atenção, porque o câncer também pode atingir nossos amigos pets, então a prevenção para eles também é válida, por isso é preciso levar seu animal periodicamente ao veterinário. Prevenção é a palavra de ordem tanto para o homem como para seu melhor amigo pet.

Resultado de imagem para novembro azul

A campanha no Brasil iniciou-se com o Instituto Lado a Lado em 2008, no decorrer do mês de Novembro, todos os anos são realizadas palestras, eventos para arrecadar fundos, iluminação de monumentos em pontes importantes das cidades do Brasil e os símbolos da campanha são o bigode e o laço azul, para conscientizar os homens sobre como é importante a prevenção do câncer.

Um dos grandes entraves do combate ao câncer de próstata é o preconceito e tabus ligados ao exame de toque retal, um exame essencial para detectar esse tipo de câncer.  Os tabus devem ser deixados de lado e o homem precisa ver que é uma coisa normal ir ao médico periodicamente e exames são essenciais, assim como as mulheres vão periodicamente ao ginecologista.

Abaixe o preconceito e procure orientação com seu médico de confiança ou nos postos de saúde de sua cidade. As visitas médicas devem ocorrer anualmente a partir dos 45 anos de idade. Tratado no início o câncer de próstata tem muita probabilidade de ser curado, por isso a prevenção é muito importante, para você homem.

Veja algumas frases relacionadas às campanhas:

“Novembro Azul. O mês mudou e a cor também, mas a luta contra o câncer continua”.

“Mês da luta contra o câncer de próstata. Faça exames regularmente. A prevenção é o melhor tratamento.”

Fontes: NOVEMBRO Azul. 2018. Disponível em: <https://www.calendarr.com/brasil/novembro-azu>. Acesso em: 28 out. 2018.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *