Higiene íntima após o sexo? Sim, sim, sim….

Após esse exercício maravilhoso que é o ato sexual muitas vezes a gente sente aquela preguicinha gostosa… Corpo todo relaxado, a respiração ofegante às vezes bate até aquele sono delicioso.É claro que ninguém precisa sair correndo para tomar banho depois do ato sexual, mas cuidar da higiene é extremamente importante para manutenção da saúde sexual.

         Sexo é uma troca, em todos os sentidos. Trocamos carícias, toques, beijos e claro, muitos microorganismos e secreções, por isso é importante que após o ato sexual você e seu(s) parceirx(s) higienizem os órgãos genitais.

         Evidentemente, não é através de uma ducha que vamos impedir a transmissão de infecções sexuais, mas podemos diminuir bastante o risco de desenvolver diversas outras infecções decorrentes do contato com fungos e bactérias e consequentemente diminuir a chance de infecções secundárias.

Resultado de imagem para higiene íntima"

         No caso dos homens, é importante lavar bem o pênis, especialmente a glande e SECAR após a limpeza, da mesma maneira que fazemos com qualquer outra parte do corpo. Manter o órgão úmido facilita a colonização de fungos e pode gerar infecções posteriores.

         Par as mulheres, o cuidado é o mesmo. Deve-se lavar somente a vulva (parte mais externa dos genitais) para diminuir a chance de colonização de bactérias e fungos. Pode-se fazer isso tanto com banho ou com uso de lenços umedecidos caso a mulher não tenha alergia. Já as duchas vaginais são proibidas pois podem fazer com que bactérias que estejam alojadas na vagina migrem para a cavidade uterina gerando infecções importantes como endometrite, por exemplo.

         Da mesma forma que a falta de higiene é um problema, excessos também devem ser evitados pois podem mudar a flora bacteriana própria dos órgãos genitais e trazer outros prejuízos para a pessoa.

        Assim sendo, equilíbrio é fundamental! Procure manter uma rotina saudável de higiene íntima e use produtos de qualidade, afinal, seu corpo merece o melhor! E aí, ainda tem dúvidas? Quer comentar algo? Fale comigo!

Facebook: Dra. Lígia Rodrigues – Gineco

Instagram: @ligiarodsantos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *