Um guia sobre o Coronavírus

O Novo Coronavírus é o tema do momento na mídia. Esse vírus vem atacando milhares de pessoas ao redor do mundo. Os países com maior número de infectados são a China, país que apresentou os primeiros casos da doença, seguida pela Itália, território mais afetado na Europa. Apesar de a situação estar controlada em solo chinês, nos últimos dias, a situação ainda é crítica em países como França, Itália, Espanha e Alemanha além da própria China. No Brasil foram confirmados 12.345 casos.

Resultado de imagem para coronavirus

Eventos com grandes aglomerações em diversos países têm sido cancelados ou adiados. As pessoas não estão saindo de suas casas orientadas pelos governos de cada nação.

No segmento de produtos sensuais, a Feira Intimi Expo, foi adiada para o mês de Agosto, mês previsto para a normalização e diminuição do contágio populacional.

A situação requer cuidados e existe risco de agravamento. No entanto se forem tomados alguns cuidados simples a incidência de contaminação diminui bastante. Os sintomas da enfermidade são similares aos de uma gripe. Se você tiver com esse quadro, vale a pena procurar um médico. Oficialmente ainda não há vacinas disponíveis para a erradicação da doença, embora muitos países venham investindo em pesquisas sobre o Coronavírus.

Resultado de imagem para coronavirus

Veja um guia com dicas de prevenção e tire dúvidas sobre o Novo Coronavírus:

O coronavírus é um vírus novo?

Embora o tipo desse vírus seja considerado novo, ele vem de uma família de coronavírus identificada pela primeira vez na década de 1960.

O uso de álcool gel mata o vírus?

Sim, o álcool gel funciona. É indicado o chamado álcool 70, com 30% de água e 70% de álcool, somente esse produto mata com eficácia o vírus sem risco de volta. É recomendável que as pessoas usem álcool gel e lavem as mãos várias vezes por dia.

Há relação entre tomar chá de erva-doce várias vezes ao dia e impedir a doença?

Não existe nada comprovado cientificamente nesse sentido.

Vitamina C reforça a imunidade?

Nada está comprovado cientificamente.

Todo contato físico é um risco?

Esse vírus não se dissemina tão facilmente quanto o sarampo. Mesmo sendo menos contagioso, é importante saber que ele é transmitido pelo ar, e passa de pessoa para pessoa ou por contato de locais contaminados.

Há alimentos que impedem o organismo de ser afetado ou que reforcem a imunidade?

Nenhum alimento consegue impedir que alguém seja infectado e capaz de reforçar a imunidade a ponto de combater um vírus. Ter uma alimentação balanceada é bom para a saúde no geral.

Meus amigos disseram que um medicamento específico, indicado para prevenir a gripe, pode ajudar. É verdade?

Estudos estão sendo feitos para verificar a eficácia de medicamentos utilizados contra a gripe em conjunto com outros. Não há evidências de que isso irá funcionar contra o novo coronavírus.

Se eu tomei vacina contra a gripe estou protegido?

Tomar as vacinas é muito importante, mas são vírus diferentes. Por isso a vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus.

Há algum risco de que animais de estimação espalhem o vírus?

Não. Mesmo na China, onde o vírus está circulando, não se sabe de casos em que animais domésticos tenham sido responsáveis pela transmissão do vírus.

Existem doenças ou condições que tornam algumas pessoas mais vulneráveis ao vírus?

Sim. Idosos, pessoas com a imunidade comprometida e portadores de doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e pulmonares graves, têm maior risco de ficarem doentes.

Existe risco ao receber correspondências ou pacotes vindos da China?

Fique tranquilo, esse risco não existe. Como o vírus não sobrevive muito tempo fora de um organismo vivo, é seguro receber cartas ou pacotes vindos da China.

Usar soro fisiológico para limpar as narinas pode evitar infecção?

Não. O soro é usado para umidificar as narinas e trazer alívio de sintomas como coriza ou obstrução nasal, mas sua fórmula não traz nenhum tipo de componente que tenha atividade contra o vírus.

Desinfetantes vendidos em supermercados podem ajudar a limpar o ambiente e evitar esse vírus?

Sim, eles ajudam a manter o ambiente limpo e podem eliminar o vírus.

Tomar antibióticos pode ajudar o organismo a combater o vírus?

Antibióticos não têm efeito algum contra vírus. Eles devem ser usados somente com receita médica para combater infecções causadas por bactérias. Aqui estamos falando de um vírus.

Então fique atento e faça sua parte. Assim todos estarão mais seguros.

Referência: Material divulgado pela assessoria do hospital A Beneficência Portuguesa

https://www.bp.org.br/coronavirus

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *