PORQUE SE IMPORTAR COM A SAÚDE SEXUAL?

Se falando de sexualidade humana, claro que não podemos deixar de citar a saúde sexual, tão importante tanto para homens como mulheres. As mulheres devem estar atentas a qualquer alteração nos órgãos sexuais, seja um corrimento ou odor fora do normal, você não pode deixar passar desapercebido, procurando ajuda como uma consulta ao ginecologista.

E por falar em consulta, é importante reservar um pouco de nosso tempo para fazer a visita anual ao ginecologista, é recomendado pelo menos uma vez ao ano para tirar qualquer dúvida e fazer os exames de rotina. Principalmente aquelas mulheres que possuem um histórico familiar de doenças como o câncer de mama, devem fazer anualmente a mamografia, tão eficaz para diagnosticar essa perigosa doença que atinge não só mulheres, mas também os homens.

Você sabe, quais são os exames de rotina anuais para as mulheres?

Vamos listar aqui os principais exames de rotina que são importantes que toda a mulher deve se preocupar em fazer quando visita anualmente seu ginecologista:
1 – Papanicolau: que é um exame que detecta o câncer de útero, analisando-se as células que são colidas pelo ginecologista na região de entrada do útero. Outras doenças como a gonorreia e candidíase e HPV, também são diagnosticadas com este exame.
2 – Exame Pélvico e das mamas: É o exame de toque do colo do útero e mamas, através da apalpação dos órgãos reprodutivos e seios, serve para detectar alguma anormalidade como a presença de nódulos nas mamas.
3 – Mamografia: como já citado é um exame muito importante para detectar o câncer de mama.
4 – Colposcopia: Seria como uma fotografia ampliada do colo do útero que permite uma observação bem detalhada da região para encontrar sinais de doenças.
5 – Exames laboratórias de sangue e urina: Podem localizar e prevenir doenças como o diabete e doenças cardiovasculares.
Claro que segundo a necessidade, o médico vai personalizar os exames e solicitar talvez outros exames como os hormonais ou cardiológicos. O importante é se recordar de pelo menos consultar o ginecologista uma vez ao ano, isso pode prevenir muitas doenças que não tem sintomas muito aparentes como o câncer de mama, que sendo descoberto no inicio pode ser curado.
Falando de saúde sexual, assim como as mulheres os homens devem fazer também seu check up anual para manter a saúde em dia.

Você sabe quais os principais exames de rotina para os homens?

Todo o homem deve procurar um clinico geral ou Urologista para fazer os principais exames de rotina. Vale lembrar que dependo de cada etapa da vida, ou seja da idade, o médico pedirá os exames mais adequados a cada estágio da vida, como:

1 – Hemograma completo: um exame de sangue que serve para avaliar os níveis de colesterol e triglicerídeos, glicemia e insulina, que auxilia principalmente na prevenção do diabete.
2 – Aferição da pressão arterial, para prevenir a Hipertensão.
3 – Exame de toque retal: que pode constatar doenças benignas como a Prostatite e Hiperplasia Prostática e o câncer de Próstata. Um exame que homens a partir dos 40 anos, podem fazer anualmente para prevenir principalmente o câncer de próstata.
4 – Exame PSA: (Antígeno Prostático Específico) é um exame simples de sangue que serve para diagnosticar alterações importantes na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata e câncer de próstata.
5 – Exame de sangue e Urina, que servem para identificar taxas de lipídios e triglicerídeos, colesterol e glicose, assim como sinais de infecções.
6 – Ultrassom de Abdômen: que identifica pedras biliares e alterações renais.

Então quando se fala de vida sexual, tanto para o homem ou a mulher o importante é a prevenção de doenças que podem afetar de forma muito negativa a vida sexual. Estando tudo em cima na saúde geral é claro que a vida sexual se torna muito mais segura e se pode viver plenamente nossa vida sexual. Hoje a vida sexual é considerada por médicos como um potente medicamento natural sem contraindicações, mas que requer muita dedicação por ambos os parceiros e afetividade para que o sexo seja excepcional.

Fontes:

http://www.brasil.gov.br/saude/2016/11/confira-os-exames-necessarios-para-o-check-up-dos-homens
http://www.sogesp.com.br/canal-saude-mulher/guia-de-saude-e-bem-estar/consulta-ao-ginecologista-e-rotina-de-exames-da-mulher

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *