Como os exercícios podem ajudar a não ter doenças

Prevenção é tudo em nossas vidas e se todos soubessem como a prática de exercícios é importante para prevenir as doenças, creio que todos iam começar a pensar em fazer alguma atividade física diariamente.

A maioria das doenças crônicas está associada a um estilo de vida sedentário. O Centro de Controle de Doenças dos estados Unidos, recomenda que adultos e jovens e também os mais velhos devem realizar 150 minutos de atividades físicas aeróbicas de moderada intensidade toda a semana, o que equivale a uma caminhada rápida ou 75 minutos de exercícios como cooper e corrida.

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As atividade físicas são capazes também de combater a depressão e ansiedade, melhoram a qualidade de vida e alivia o stress que sofremos cotidianamente, melhorando também nossa autoestima.

Atividades físicas regulares diminuem o risco de muitas doenças como: infarto do coração, câncer, derrames, hipertensão, diabetes tipo 2, osteoporose, hipertensão arterial, arteriosclerose, etc. Além de combater as doenças as atividades físicas regulares ajudam na manutenção do peso corpóreo, evitando assim a obesidade. Praticar alguma atividade física é extremamente importante principalmente para aquelas pessoas que tem alguma doença crônica como diabetes e a Hipertensão arterial e colesterol alto por exemplo. A inatividade física nesses pacientes está associada a aproximadamente 2 vezes maior o risco de morte

O grande vilão que afeta nossa saúde é o sedentarismo, que faz nossos órgãos não funcionar corretamente. Uma pessoa sedentária está muito mais sujeito às doenças que uma que pratica uma atividade física. O nosso sistema imunológico é extremamente beneficiado quando nos exercitamos com regularidade porque reduz o risco de infecções a longo prazo.

Outra coisa muito positiva da atividade física regular é que contribui para beneficiar o sono. Os praticantes de atividade física regular dormem mais rapidamente e profundamente que as pessoas sedentárias, isso contribui para a diminuição do stress com certeza.

Então agora é só descobrir seu esporte e atividade física mais adequada a você e começar agora mesmo a se mexer e deixar o sedentarismo no passado. Um dica importante é antes de qualquer coisa ver se sua saúde está em dia e conversar com seu médico antes de iniciar qualquer prática esportiva. Mas não importa a sua idade o importante é se mexer e não ficar parado!

Fontes:
ATIVIDADE física e saúde: quem pratica atividade física é menos doente?. 2017. Disponível em: <http://beecorp.com.br>. Acesso em: 05 out. 2018.

NICOLAU, Rodrigo Junqueira. A prática de exercícios diminui o risco de doenças. 2016. Disponível em: <https://www.minhavida.com.br>. Acesso em: 05 out. 2018.

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